
Ensino Fundamental
Projeto Pedagógico Fronteiras do Espírito Santo
Coordenadora Pedagógica: Juliana Correa de Abreu
Turma : 4ºano
1) Tema: Fronteiras do Espírito Santo
2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que o aluno conheça os estados que fazem fronteira com o estado do Espírito Santo e são da região sudeste, conhecendo assim também as bandeiras destes respectivos estados.
3) Justificativa: É importante proporcionar aos alunos a visualização e exploração das bandeiras, das principais características de cada região que fazem parte da fronteira do Espírito Santo, ajudando assim a criança a identificar os estados que fazem parte da região Sudeste e suas riquezas.
4) Perfil do Grupo: Crianças de nove a dez anos, em descobrimento das matérias primas e fontes de energias de alguns estados do Brasil.
5) Objetivos
Conceituais:
• Nomear estados.
• Identificar estados e regiões.
• Reconhecer as diferentes regiões e suas fronteiras.
• Desenvolver percepções visuais.
• Ampliar vocabulário.
Procedimentais:
• Aprender a achar os estados no mapa do Brasil.
• Conhecer e nomear os estados.
• Ampliar vocabulário
• Reconhecer os estados e fronteiras que fazem divisa com o Espírito Santo.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar mapas, regiões e fronteiras brasileiras.
6) Janelas:
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Natureza e sociedade.
• Mapas.
7) Etapas:
- Conversar sobre as regiões, tipos de mapas, estados do Brasil, o estado do Espírito Santo e os estados que fazem fronteira com o Espírito Santo e também fazem parte da região Sudeste.
- Falar com os alunos sobre as fronteiras do estado do Espírito Santo, se sabem quais são, quais estados fazem parte da região sudeste.
- Conhecer as bandeiras do estado de Minas gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, conhecendo um pouco mais de cada um destes estados.
- Achar as principais características da região sudeste utilizando o caça palavras.
- Conhecer os diversos estados na atividade de pintar.
- Trabalhar as principais matérias primas e fontes de energia da região sudeste.
- Trabalhar a memorização do aluno através da memorização de fotos X nomes de matérias primas.
8) Duração:
• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.

Uso da tecnologia no ensino


Nossa Localização
Conheça nossa empresa, nossos projetos pedagógicos, agende uma visita.

Projetos Pedagógicos









